Se você ama design, criatividade ou simplesmente se interessa por como grandes ideias ganham forma, a série Abstract: The Art of Design, da Netflix, é praticamente obrigatória para você!
Em duas temporadas envolventes, o documentário convida o espectador a explorar o universo de alguns dos designers mais renomados do mundo, revelando não apenas suas obras-primas, mas também seus processos, desafios e inspirações. Deste modo, se torna uma série/documental altamente rica de informações para estudantes ou pessoas que estejam pensando em adentrar em cursos relacionados na área do Design, ou mesmo que já estejam atuantes e desejem saber mais a respeito de diferentes área do design e também aprimorar sua visão de mundo!
Por que Abstract é um Tesouro para Criativos?
Cada episódio foca em um designer de uma área específica, como design gráfico, arquitetura, fotografia ou design de produto. Isso não só amplia os horizontes de quem assiste, mas também mostra que o design está em todos os aspectos da nossa vida cotidiana. A narrativa é cativante, e cada história inspira de uma forma única.
Na primeira temporada, temos Paula Scher, uma lenda do design gráfico, cujos trabalhos com a Pentagram influenciaram gerações. Também encontramos Tinker Hatfield, o visionário por trás de clássicos da Nike como os Air Jordan. Já na segunda temporada, somos apresentados a figuras como Olafur Eliasson, cujas obras de arte transcendem a criação tradicional, integrando elementos de ciência, natureza e cultura.
Abstract é mais do que uma série sobre design; é uma reflexão sobre criatividade humana. Muitos elogiam a forma como a série vai além do superficial, abordando não apenas o glamour do trabalho de cada designer, mas também os percalços, as frustrações e os momentos de epifania. Outro ponto destacado é a cinematografia: os episódios são visualmente deslumbrantes e utilizam uma narrativa que mistura intimidade e inspiração e colocam o espectador na vida do artista, seja o ilustrador, o designer gráfico ou a criadora de cenários para grandes obras e cantores, ou mesmo o profissional que cria os tênis da Nike ao qual utilizamos diariamente.
Por que eu recomendo que você assista?
Aqui estão alguns motivos que tornam Abstract uma escolha indispensável:
Histórias Inspiradoras: Cada designer compartilha sua jornada pessoal, desde o início humilde até as realizações que mudaram suas indústrias. É bem interessante, acompanhar a jornada de cada profissional se descobrindo como designer e ampliando suas ideias para o mundo e entregando coisas até então jamais vistas ou imaginadas. O exercício da criatividade e inspiração está presente em cada episódio da série, tanto na primeira quanto na segunda temporada.
Processos Criativos Reais: Você vai ver não só os sucessos, mas também os desafios e como as soluções surgem em meio ao caos. O que demonstra a vida real e que acontece não dó nesta profissão, quanto em diversas outras, além dos projetos de sucesso, conseguimos ter uma panorama da vida do artista!
Estética e Conteúdo: Cada episódio é uma obra de arte por si só, com cinematografia e edição que tornam o aprendizado divertido e envolvente. Dificilmente você ficará entendiado(a) ao apreciar cada episódio, a arte está presente em todas as escolhas e na construção de cada narrativa da série.
Linguagem Universal: Mesmo quem não é designer consegue se conectar com as histórias de paixão, dedicação e impacto criativo. Embora, seja uma série mais voltada para quem está correlacionado a alguma area mais específica do design ou areas mais próximas da publicidade e propaganda, é inegável que a série se propõe a mostrar tudo de uma forma mais simples e interessante ao público geral, não ficando monotono quanto em outros tipos de documentários sobre assuntos mais artísticos.
Como a série ‘Abstract’ Pode Transformar Seu Olhar?
Se você está ingressando no design ou simplesmente quer entender melhor o impacto dessa área no mundo, Abstract oferece lições valiosas. A série ajuda a:
Ampliar sua percepção de como o design influencia nossas escolhas diárias.
Inspirar novas formas de pensar sobre problemas e soluções criativas.
Compreender a importância da colaboração entre diferentes disciplinas.
Mais do que uma série documental, Abstract: The Art of Design é uma celebração da criatividade humana em todas as suas formas. Se você quer se inspirar, aprender e talvez até mudar a forma como vê o mundo ao seu redor, essa série é para você.
Aqui está uma lista dos principais designers acompanhados em cada episódio de Abstract: The Art of Design e suas respectivas áreas de atuação caso você queira assistir algum episódio especifíco, como são projetos documentais distintos, não há problema algum em começar a assistir em ordens aleatórias:
Primeira Temporada
Christoph Niemann – Ilustração e Arte Gráfica
Um olhar sobre como ele traduz ideias em narrativas visuais impactantes.
Tinker Hatfield – Design de Calçados
Criador de modelos icônicos da Nike, como os Air Jordan.
Es Devlin – Design de Cenografia
Especialista em criar cenários impressionantes para espetáculos, shows e eventos.
Bjarke Ingels – Arquitetura
Reconhecido por integrar funcionalidade e inovação em suas obras.
Ralph Gilles – Design Automotivo
Líder criativo por trás de designs marcantes para a Chrysler e Dodge.
Paula Scher – Design Gráfico
Referência global na criação de identidades visuais marcantes.
Platon Antoniou – Fotografia
Renomado por retratos de grandes líderes mundiais e celebridades.
Ilse Crawford – Design de Interiores
Famosa por criar espaços acolhedores e funcionais.
Segunda Temporada
Olafur Eliasson – Arte e Design Experimental
Mistura design, ciência e natureza para criar experiências sensoriais únicas.
Neri Oxman – Design Interdisciplinar e Bioarquitetura
Integra ciência, tecnologia e natureza em seus projetos.
Cas Holman – Design de Brinquedos
Focada na criação de brinquedos que estimulam a imaginação das crianças.
Ruth E. Carter – Design de Figurino
Designer premiada que trouxe trajes icônicos para o cinema, incluindo Pantera Negra.
Ian Spalter – Design Digital e Experiência de Usuário
Conhecido por seu trabalho no Instagram e outras plataformas digitais.
Jonathan Hoefler – Tipografia
Um mestre na criação de fontes que combinam forma e função.
Você é da área e também tem alguma recomendação de série, documentário ou filme para profissionais da Área de Design? Deixe seu comentário e vamos exercer ainda mais a criatividade juntos?